Inflação em janeiro caiu para 3,1% na Zona Euro
Compartir noticia
Imprimir
A inflação em Portugal está abaixo da média da Zona Euro e da União Europeia, conforme revelam os dados da Eurostat.
O Eurostat confirmou esta quinta-feira, 22 de fevereiro, ter havido uma queda generalizada da inflação, que abrandou, em janeiro, para 2,8% na Zona Euro e para 3,1% na União Europeia. Na Zona Euro, é uma descida de 0,8 pontos percentuais face a dezembro, com a mesma tendência a verificar-se na taxa de União Europeia face ao mesmo mês.
Para Portugal, o registo da variação do Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor foi, no mês de janeiro, de 2,5%, que apesar de ter acelerado em dezembro, coloca o nosso país abaixo da média, quer da Zona Euro, quer da União Europeia (UE).
Face a dezembro, a taxa de inflação homóloga desceu em 15 Estados-membros, mantendo-se estável em apenas 1 e tendo aumentado em 11, num momento em que ainda não existe consenso no Banco Central Europeu acerca do calendário para uma possível descida das taxas de juro diretoras.
O Eurostat aponta: "em janeiro, o maior contributo para a taxa de inflação homóloga da área do euro veio dos serviços (+1,73 pontos percentuais, pp), seguidos dos produtos alimentares, álcool e tabaco (+1,13 pp) e bens industriais não energéticos (+,053 pp.)". De fora, ficam os produtos energéticos, com um contributo negativo de -0,62 pontos percentuais.
Quanto à inflação adjacente, e da qual se excluem produtos voláteis como a energia e a comida, de acordo com os dados do Eurostat, houve uma diminuição de 3,4% em dezembro para 3,3% em janeiro.
Vá a CASASAPO Notícias para mais temas da atualidade económica
Noticias relacionadas
Centeno pede prudência na gestão das taxas de juro
Preços do imobiliário podem vir a subir na União Europeia
Inflação em março aumentou quase três vezes mais que média da UE
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.