App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
FOTO1

Novo bairro vai ser construído em Évora

Compartir noticia Imprimir
O objetivo passa por demolir as habitações atuais para dar origem a 122 novos fogos "com condições dignas".
A Câmara Municipal de Évora tem incluído na sua Estratégia Local de Habitação um projeto que visa a construção de um novo bairro, que será renovado através da demolição do que lá existe atualmente, 'provisório' há várias décadas no município, e onde residem cerca de 70 famílias. Trata-se de uma empreitada para a qual estão alocados 26 milhões de euros. 

Carlos Pinto Sá, presidente do município, indica que o projeto de arquitetura do loteamento já foi aprovado e deverá avançar para ser lançado, depois de as infraestruturas estarem executadas, o concurso para as obras: "vamos fazer todos os esforço para que, durante este ano, o concurso para obras possa ser lançado", frisa o autarca.

Contemplado na Estratégia Local de Habitação de Évora, este é um dos projetos contratualizados com o Governo e prevê um investimento de 63 milhões de euros com o Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

O objetivo desta intervenção, de acordo com o município, passa pela reabilitação do bairro, que se localiza junto a uma das principais vias rodoviárias da cidade, encontrando-se "muito degradado". Trata-se de uma "área provisória, que deveria já estar ultrapassada há muitos anos". 

"O Bairro Escurinho tem cerca de 70 famílias a habitar, algumas delas são proprietárias dos lotes, e decidimos avançar, não com uma reabilitação, mas, em termos práticos, com a construção de um novo bairro", explica Carlos Pinto Sá. 

Assim, as habitações atuais "serão todas demolidas" para dar origem a 122 novos fogos "com condições dignas", permitindo "realojar os atuais moradores que queiram lá continuar e alojar novos". Neste sentido, os atuais moradores "serão realojados de forma transitória" enquanto são feitas as obras.

Além deste projeto, foi aprovado também um de arquitetura do loteamento para a construção de 40 fogos num terreno do Bairro do Moinho, e que integra, também, a Estratégia Local de Habitação de Évora, para o qual está alocado um investimento de 5 milhões de euros. 

Acompanhe também: AHETA quer construir habitação social para captar mão de obra, Governo aprova uso de 1,5M€ para trabalhos no Metro de Lisboa e Tarifa social de gás natural: desconto de 3,1% vai manter-se
Noticias relacionadas
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 7/10/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›