App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto 1

Madeira: crédito habitação com taxa de esforço reduzida para 25%

Partilhar notícia Imprimir
O programa REEQUILIBRAR sofreu alterações esta semana de forma a permitir a mais famílias o acesso ao apoio para pagar a prestação da casa.
Esta quarta-feira, dia 13 de dezembro, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, apresentou no plenário madeirense a proposta de alteração ao Programa de Apoio às Famílias com Crédito à Habitação (REEQUILIBRAR).

Pedro Fino justifica a alteração pelas elevadas taxas de juro diretoras do Banco Central Europeu (BCE), que influenciam diretamente as taxas de juro dos empréstimos à habitação. Assim, e tendo em conta a “evolução conjuntural, pretende-se aumentar a elegibilidade ao programa, passando de 30% para 25% a taxa de esforço mínima de acesso ao apoio”.

Com esta alteração, espera-se permitir o acesso ao apoio a mais agregados familiares em situação de dificuldade financeira, e assim, garantir o cumprimento do pagamento das prestações da casa ao banco.

O programa prevê um “apoio a fundo perdido, com caráter excecional e temporário, que permitirá aumentar o rendimento disponível dos agregados familiares que, tendo contraído empréstimos bancários para aquisição de casa própria, foram mais duramente afetados pela atual conjuntura de crescimento das taxas de juro indexadas”, explicou o responsável.

O secretário regional sublinhou no início da sua intervenção que a habitação será um dos eixos fundamentais da política pública do XIV Governo Regional da Madeira, sem prejuízo da importância dos passos que demos na legislatura anterior”.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 6/10/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›