App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
foto1

Preços da eletricidade no mercado grossista estão a aliviar

Partilhar notícia Imprimir
É esperado um ano com preços mais reduzidos, apesar de potenciais entraves no que respeita a projetos renováveis.
O mercado grossista de eletricidade tem vindo a sofrer uma redução nos seus preços, aliviando comercializadores de eletricidade que a compram diretamente aos produtores. Este alívio pode significar que o ano seja de preços mais reduzidos face à última década, apesar de existirem alertas por parte do setor quanto a possíveis entraves à viabilização de projetos renováveis.

Neste sentido, surge uma necessidade de equilibrar o mercado, para o qual surgem soluções como as baterias, uma reestruturação do mercado ou a atração de grandes consumidores. 

Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, aponta: "da forma como o mercado ibérico funciona, sempre que as renováveis conseguem suprir [as necessidades de] uma hora, o preço [da hora] é zero", o que aconteceu mesmo no arranque do mês de abril, com algumas horas perto de marcar valores negativos.

"Do lado dos produtores, é um problema que vamos ter de resolver (...) ninguém pode vender a zero algo que custa dinheiro", aponta o dirigente da APREN, sublinhando que esta é uma situação "insustentável do ponto de vista financeiro", pois de acordo com as projeções de preço atuais, conforme indica Pedro Amaral Jorge, "nenhum investidor quererá investir". 

Assim, para permitir uma contratação das renováveis, terá de se "desenhar um sistema que remunere as centrais renováveis e impeça que os preços possam descer a zero". 

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 1/10/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›