App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
Foto1

Procura por créditos habitação pode aumentar no 2.º trimestre

Partilhar notícia Imprimir
A previsão é feita pela banca, que aponta a descida das taxas diretoras como um incentivo à procura de novos créditos para comprar casa.
Depois de dois anos de forte constrição na procura por créditos habitação, a banca antecipa uma retoma desta procura já a partir do segundo trimestre do ano. As famílias pararam de pedir créditos habitação sobretudo pelo aumento das taxas de juro, que incidiu pressão nos orçamentos familiares e levou a uma contração da procura por financiamento.

Agora, pela primeira vez desde o segundo trimestre de 2022, o índice de difusão do Banco de Portugal acerca das expectativas dos bancos para a procura por crédito para a compra de casa voltou a um valor positivo, o que significa que o setor antecipa a procura, por parte das famílias, de créditos habitação, estando previsto um crescimento depois da queda dos últimos dois anos.

A perspetiva vem acompanhada de uma previsão sobre o alívio dos juros de referência, nos quais o Banco Central Europeu já admitiu mexer a partir do verão. Esta diminuição representa uma queda nas taxas de mercado, nomeadamente a Euribor, utilizada no cálculo para o empréstimo habitação.

Os bancos apontam, assim, um "ligeiro aumento da procura de crédito habitação" no segundo trimestre de 2024, conforme apurou o inquérito sobre o mercado de crédito partilhado pelo Banco de Portugal esta terça-feira.

Sobre a procura registada no primeiro trimestre, registou-se "uma ligeira diminuição nos segmentos da habitação e do consumo", pelo elevado nível em que estão as taxas de juro, bem como a confiança frágil das famílias.

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 1/9/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›