App SUPERCASA
Discover your new home
Open
foto1

Rendas: Travão na subida do valor das rendas

Share article Print
Há a possibilidade de alargar o limite de 2% de rendas para novos contratos de arrendamento.
Foi publicado no Diário da República, no mês de outubro, a lei que estabelece o limite de 2% para o aumento das rendas no próximo ano. Esta medida, aprovada pelo Governo e que visa o combate à inflação, destina-se às famílias com contratos de arrendamento celebrados até ao final de 2021. Para os senhorios que ficam a sentir o impacto negativo destes acordos, com contratos celebrados no mesmo período, poderão beneficiar, através do IRC ou do IRS, de apoios para compensar o abrandamento do aumento das rendas. 

Todavia, o Governo está a explorar a possibilidade de estender o limite de 2% estipulados de forma a abranger também as rendas dos novos contratos de arrendamento.  

Esta hipótese foi dada por Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, esta segunda-feira, 7 de novembro de 2022. 

“Nós vamos avaliar a extensão da travagem aos novos contratos, com base nos preços dos contratos anteriores. Vamos fazer essa avaliação, porque obviamente é uma questão que nos preocupa" - Afirmou o ministro no decorrer da audição na Comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento. 

Acrescentou ainda que “no que diz respeito à não renovação dos contratos de habitação e das notícias que foram tornadas públicas esta semana, a não renovação e aumentos de preços em novos contratos muito altos não tem nada de ver com a travagem de 2% em vigor”.

Esta possibilidade de estender o limite de 2% vem na sequência da medida implementada pelo Governo relativamente à atualização das rendas automáticas em 2023. Com o aumento da inflação no presente ano, esta atualização automática das rendas seria de 5,43%, porém o Governo teve em conta as famílias impactadas pela inflação e limitou esta atualização nos 2%.
Related News
Comment
The comments are always subject to previous approval. Comments that are offensive, defamatory, slanderous, discriminatory, and inadequate to the text that is being commented on, will not be placed online.
Date: 2/9/2024
Frequence: Daily
Editions: Free
Editor's Picks read more ›
Agenda read more ›