App SUPERCASA
Descubre tu nuevo hogar
Abrir
Foto 1

BCE mantém taxas de juro até abril

Compartir noticia Imprimir
Analistas preveem que os primeiros cortes nas taxas de juros do BCE ocorram em junho, conforme as expectativas do mercado financeiro.
O Banco Central Europeu (BCE) optou, conforme previsto pelo mercado, por manter inalteradas as três taxas de juro principais, decisão que tomou durante a reunião de política monetária de 7 de março. 

A decisão reflete a necessidade do BCE em garantir a estabilidade de preços, aguardando que a inflação na zona euro desça para a meta de 2%. As taxas de juro permanecem restritivas até 11 de abril, com os primeiros cortes previstos para junho.

Esta decisão marca a quarta vez consecutiva que o BCE mantém as taxas de juro nos atuais níveis restritivos. As taxas diretoras permanecem em 4% a 4,75%. A expectativa é que a inflação na zona euro desça gradualmente para a meta de 2%, embora tenha havido um aumento para 2,9% em dezembro de 2023, seguido de uma queda para 2,6% em fevereiro.

O BCE adotou uma abordagem cautelosa, semelhante a outros bancos centrais, como o Banco Popular da China e o Banco de Inglaterra, mantendo as taxas de juro enquanto monitora indicadores económicos e financeiros. A previsão de inflação e crescimento económico foi revista por baixo, com projeções de 2,3% em 2024 e um abrandamento temporário da atividade económica no curto prazo.

Os mercados estão divididos sobre o momento do primeiro corte dos juros, inicialmente previsto para abril e agora mais inclinado para junho, alinhando-se com as declarações anteriores de Christine Lagarde. A incerteza em torno dos cortes dos juros está a afetar a Euribor, que pode levar a uma desaceleração significativa a partir de junho, à medida que o mercado antecipa a primeira redução das taxas.


Noticias relacionadas
Comentario
Los comentarios están siempre sujetos a previa aprobación. Quedarán excluidos de ser publicados los comentarios considerados ofensivos, insultantes, difamatorios, incitadores a la violencia, discriminatorios e inadecuados con el texto que se desea comentar.
Fecha: 6/10/2024
Fecha: Diaria
Ediciones: Gratis
Selecciones del editor leer más ›
Agenda leer más ›