App SUPERCASA
Découvres ta nouvelle maison
Ouvre
foto1

Preço das casas subiu 7% nos primeiros três meses do ano

Partager actualités Imprimer
Apesar de os preços terem subido, é dos acréscimos menos expressivos desde 2021. A subida impacta a venda de casas, que abrandou 4,1% no mesmo período.
Segundo apurou o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos dados partilhados na passada sexta-feira, 21 de junho, a compra de casa em Portugal está a diminuir, tendo sido verificada uma quebra de 4,1% nos primeiros três meses do ano. Esta diminuição manifestou impacto, também, nos preços das casas, que no mesmo período aumentaram 7%, apesar de ter sido o acréscimo "menos expressivo desde o primeiro trimestre de 2021"

"No primeiro trimestre de 2024, o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 7,0% em termos homólogos, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais (p.p) à observada no trimestre anterior, correspondendo ao aumento de preços menos expressivo desde o primeiro trimestre de 2021", indica o gabinete estatístico, no boletim estatístico. 

Assim, comparativamente com o quarto trimestre do ano passado, os preços dos imóveis subiram 0,6%, menos do que no período anterior, em que o acréscimo havia sido de 1,3%. 

Os preços dos imóveis usados, por outro lado, cresceu a um "ritmo superior" face ao valor das casas novas à venda, no período em análise, que segundo o INE, é a "primeira redução de preços nesta categoria desde o terceiro trimestre de 2020 (aumento de 1,5% no 4º trimestre de 2023)". 

Actualités liées
Commentaire
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Date: 6/7/2024
Date: Tous les jours
Accueil: Gratuit
Choix de l'éditeur lire plus ›
Agenda lire plus ›